Dúvidas sobre a necessidade, tipo de aparelho e época de tratar são muito comuns. Grande parte dos pais nos questionam estas situações diariamente. Dessa forma poderíamos começar respondendo estas perguntas pela idade ideal de tratar: o que aconselhamos, é que a criança realize uma consulta de avaliação por volta dos 5 – 6 anos de idade com um especialista em Ortodontia.
Esse profissional irá realizar uma avaliação do processo de evolução, troca da dentição e crescimento da face, assim como, em um aspecto mais amplo, correlacionar com algum tipo de problema respiratório (adenoides hipertrofiadas são muito comuns) ou hábitos inadequados como chupeta, sucção digital entre outros. Após essa consulta poderá ser necessário algum tipo de exame complementar como radiografias, fotografias e até modelos dentários para uma melhor avaliação ou confirmação de diagnóstico. De uma maneira geral, quando identificado algum distúrbio relacionado a hábitos bucais deletérios ou alteração das bases ósseas o tratamento se inicia precocemente, visando devolver uma função normal para o correto desenvolvimento da criança.
Casos onde existam grande falta de espaço para troca da dentição ou até mesmo de caninos radiograficamente diagnosticados como fora do eixo normal de erupção, são indicados para uma terapia precoce. Sendo assim, o tratamento ortodôntico geralmente é dividido em 2 fases, onde na primeira serão resolvidos os problemas citados anteriormente, com aparelhos expansores que podem até estar associados com outros tipos (braquetes, placas e acessórios) e após a troca da dentição, em uma segunda fase, na qual a maioria dos dentes permanentes estarão presentes, inicia-se o alinhamento e ajuste individual do posicionamento de cada elemento dentário com braquetes e fios ortodônticos.
O mais importante é sempre fazer uma avaliação precoce com um Ortodontista de confiança, pois enquanto alguns tipos de má oclusão se beneficiam desta intervenção antecipada outras situações podem serem acompanhadas e resolvidas no período da puberdade. Um grande abraço