O que é Ortodontia?
A ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. A ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.
Quando procurar um especialista em Ortodontia?
Um especialista em ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição da língua (falar projetando a língua para fora ou interpor a língua no meio dos dentes durante a deglutição). O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte possíveis problemas ortodônticos ou ortopédicos (esqueléticos) e possa planejar algum tratamento, se necessário.
A ortodontia pode tratar pacientes adultos?
No passado, o tratamento ortodôntico estava associado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso, os adultos também podem se beneficiar com o tratamento.
Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?
Considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação. Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito são difíceis de conservar limpos e consequentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça, dores na região dos ombros, costa, pescoço e ouvido. A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora a medida em que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.
Qual o tempo de duração de um tratamento ortodôntico?
Para cada paciente, construímos um plano de tratamento conforme o diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para finalização.
O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?
Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais (perda de osso em volta dos dentes devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados). Dentes protruídos (dentes para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a autoestima do inspaníduo. Dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à falta de tratamento ortodôntico.
Dicas para que seu tratamento ortodôntico seja um sucesso
-
Compareça sempre às consultas agendadas para a manutenção do seu aparelho.
-
O uso do aparelho ortodôntico exige cuidados maiores com a higiene bucal. Nós acompanharemos você durante todo o tratamento e daremos as orientações necessárias para a boa conservação e limpeza de seu aparelho
-
Procure sempre cumprir as orientações que passamos a você sobre os cuidados com sua alimentação, para não quebrar ou danifique seu aparelho ortodôntico.
LEMBRE-SE: A sua colaboração é muito importante para que seu tratamento seja bem-sucedido. O tempo de duração do tratamento ortodôntico depende muito de você.
Como escovar os dentes?
Durante a escovação, se estiver usando elásticos intermaxilares, retire-os. Utilize preferencialmente uma escova dental ortodôntica e lembre-se de trocá-la sempre que as cerdas começarem a abrir.
No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai e vem.
Onde houver fio metálico ortodôntico, introduza e vibre as cerdas da escova entre o dente e o fio. Faça isso com as pontas viradas para baixo e depois para cima.
Você pode fazer o mesmo com uma escova interdental, limpando os espaços entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico.
Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem.
Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical com movimentos para cima e para baixo.
Escove a parte de cima da língua.
Como usar o fio dental?
O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação. Ele é fundamental para remover a placa bacteriana e os resíduos dos alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança. Após as refeições, além da escovação, limpe os dentes com um fio dental de ponta rígida ou utilize um fio normal com a ajuda do passa-fio. Não utilize palitos de dente, eles podem danificar o aparelho ortodôntico.
Alimentação
Quando se usa aparelho ortodôntico, alguns alimentos devem ser evitados, pois podem causar danos ao aparelho.
Evite:
-
Alimentos duros ou crocantes como pipoca, amendoim, nozes, frutas com caroço, gelo, etc.
-
Alimentos grudentos e pegajosos como goma de mascar, caramelo, etc.
-
Doces como biscoitos, balas e chocolates.
-
Frutas e verduras cruas (maçã e cenoura, por exemplo) sem antes cortá-las em pequenos pedaços. Cortando-as, a pressão sobre seu aparelho reduzirá.
Dicas
-
Evite faltas e atrasos nas consultas, pois elas podem interromper e atrasar o tempo previsto para o seu tratamento.
-
A vida útil das escovas dentais de pessoas em tratamento ortodôntico é menor. Troque regularmente a sua.
-
Tenha cuidado com a sua alimentação e siga corretamente as nossas orientações.
-
Ao perceber algum incômodo com seu aparelho ortodôntico entre quanto antes em contato conosco.
-
Mantenha sua boca limpa e evite roer as unhas ou utilizar a língua para mexer o elástico do aparelho.
-
Não mastigue objetos estranhos como lápis e clipe, pois certamente resultará em danos ao seu aparelho.
Cuidados
O tratamento ortodôntico traz uma grande satisfação e inúmeros benefícios à sua saúde e estética. É imprescindível que você cuide de seu aparelho com muita atenção. Ele é um importante instrumento de correção de seus dentes, irá melhorar seu sorriso e sua autoconfiança. Para tanto, as seguintes orientações devem ser seguidas:
-
● O manuseio do aparelho deve ser feito com cuidado, evite deixá-lo cair no chão ou colocá-lo no bolso, pois essas práticas podem danificá-lo.
-
● Deve-se evitar comer com o aparelho na boca, pois além do risco de se machucar ou danificar o aparelho, você terá mais dificuldades em limpá-lo.
-
● Sempre que remover o aparelho da boca, acomode-o no estojo especial que você recebeu. Não é recomendável embrulhar em papel ou guardanapo, pois você poderá perdê-lo.
Higienização
Toda vez que escovar os dentes, limpe também seu aparelho, inclusive quando for guardá-lo no estojo. Ele deverá ser lavado e escovado por fora. Para limpar o aparelho, basta utilizar uma escova de dentes e lavá-lo com água, segurando-o sempre pelo acrílico e nunca pelo fio. O aparelho não deve ser fervido ou lavado em água quente, ou morna, pois isso irá deformá-lo e será necessária a confecção de um novo aparelho. Faça a higienização bucal normalmente, com sua escova de dentes, creme dental e fio dental.
Quando o aparelho removível é deixado fora da boca, ele resseca e pode ficar com gosto ou cheiro estranhos ao habitual. Para evitar isto, após escovado, coloque-o em um copo com água e uma colher de sopa de água-oxigenada a 10% ou uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. É importante não esquecer de escová-lo e enxaguá-lo antes de usar novamente.
Tempo de utilização
O tempo de uso do aparelho removível deverá seguir os horários e períodos que indicarmos. Cada tipo de aparelho possui a sua individualidade terapêutica, sendo muito importante que você siga corretamente as nossas orientações.
Aparelhos Removíveis
Os aparelhos removíveis que podem sofrer ativações são aqueles destinados a pequenas movimentações dentárias, são aparelhos que aplicam força aos dentes para corrigi-los sendo utilizados no período ativo do tratamento. Os aparelhos removíveis utilizados como contenção são aqueles desenhados para manter os dentes em suas posições corretas até que os ossos e a gengiva adaptem-se às alterações decorrentes da fase ativa do tratamento. Esses aparelhos são de extrema importância para a manutenção da correção ortodôntica obtida. As contenções devem ser usadas exatamente conforme as instruções que passarmos, sob o risco dos dentes retornarem às suas posições originais e ocorrer a perda dos benefícios adquiridos com o tratamento.
LEMBRE-SE: O seu aparelho foi feito exclusivamente para você, não o empreste a ninguém. É permitido tomar água com o aparelho, porém sucos e refrigerantes não devem ser ingeridos durante o uso. Você não deve usar seu aparelho após as refeições sem ter feito a escovação correta de seus dentes.
O sucesso do tratamento também depende de você! Quanto mais você usar seu aparelho, mais rápido e eficaz será seu tratamento e você só tem a ganhar com isso.
Bom tratamento!
Como funciona o Clareamento Dental?
O clareamento dental é obtido por meio de um gel que libera oxigênio. Esse, por sua vez, penetra na intimidade do esmalte e da dentina, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando assim, as manchas. A eficiência do resultado e manutenção do branqueamento dependem das condições inspaniduais e da observação e cumprimento das recomendações do cirurgião-dentista.
Como posso clarear meus dentes?
Existem algumas maneiras de clarear os dentes com o gel clareador. No consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso profissional e exclusivo.
Em casa (doméstico), sob orientação profissional, o paciente aplica o gel em uma moldeira de silicone feita a partir de sua arcada dentária.
Posso fazer o clareamento sozinho ou preciso ir ao dentista?
Nenhum tratamento clareador pode ser utilizado sem orientação profissional. Em todos os casos, o tratamento deve ser monitorado pelo dentista, que também indicará a melhor técnica de clareamento para o seu caso.
Quanto tempo dura o tratamento?
Depende do caso de cada paciente, do grau de escurecimento e do quanto deseja clarear. Nós iremos orientá-lo e daremos uma previsão do tempo de seu tratamento.
Os produtos usados no tratamento são seguros à saúde geral?
Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as empresas que fabricam o gel clareador está respaldada por pesquisas, testes, experiências, atendimento profissional e domínio da composição.
Meus dentes podem ser clareados?
Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as empresas que fabricam o gel clareador estão respaldadas por pesquisas, testes, experiências, atendimento profissional e domínio da composição.
Após quanto tempo posso repetir o tratamento?
O clareamento dura algum tempo e cada caso tem sua particularidade, podendo haver necessidade de manutenção em um ou dois anos após o tratamento.
Quais as contraindicações do tratamento?
Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes, lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto utilizado e aos que apresentam patologias periodontais.
Existem efeitos colaterais?
Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se usar agentes dessensibilizantes.
Nos casos mais agudos, recomenda-se o uso de analgésico para maior conforto do paciente.
O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações existentes, pois elas não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
Cuidados Gerais
-
1. Utilize a quantidade certa de gel clareador conforme o demonstrado para você durante a consulta. Certifique-se que o mesmo está em contato com os dentes sem excesso ou falta de gel clareador.
-
2. Durante o clareamento é normal que os dentes fiquem sensíveis. Utilizar cremes dentais com algum agente dessensibilizador como Sensodyne ou Colgate Pró-Alívio podem ajudar. Bochechos com flúor antes e após o uso da moldeira também podem auxiliar neste tipo de situação.
-
3. É essencial que toda a higiene bucal seja realizada adequadamente antes de utilizar a moldeira carregada. Caso o gel clareador não esteja em contato com os dentes, não haverá clareamento.
-
4. As seringas de gel clareador devem ser armazenadas de forma correta. Não devem ficar expostas ao calor e luminosidade excessivos, pois poderão perder suas propriedades, tornando-se ineficazes.
-
5. O tempo de uso recomendado durante a consulta deve ser seguido e o clareamento deve ser realizado com frequência e periodicidade indicada.
-
6. Deve se evitar o consumo de alimentos com corantes e pigmentos, pois os mesmos podem interferir no processo de clareamento. Cremes dentais e enxaguantes bucais com fortes corantes também estão contra indicados.
-
7. As bebidas que mais causam alteração na cor dos dentes são: café, chá-preto, chá-verde, vinho tinto e refrigerantes.
-
8. Durante o clareamento dental é recomendado que se evite fumar.
Cuidados com a ferida
-
1. Morda firmemente a compressa de gaze (mínimo de 10 minutos por gaze), então remova gentilmente. Você irá realizar trocas de gaze nas primeiras 8 horas após a cirurgia.
-
2. Não fume por pelo menos 72 horas, pois pode provocar hemorragia e atrapalhar a reparação e cicatrização da ferida cirúrgica, além de aumentar o risco de infecção pós-operatória.
Sangramento
-
1. Algum sangramento gotejará normalmente da área da cirurgia. Você pode encontrar manchas de sangue no seu travesseiro pela manhã.
-
2. Não fique cuspindo nem faça sucção por canudo ou chimarrão por 72 horas, pois isso pode provocar hemorragias.
-
3. Caso ocorra sangramento novamente, coloque uma compressa de gaze sobre o alvéolo do dente extraído e morda firmemente por 30 minutos.
-
4. Mantenha sua cabeça elevada com vários travesseiros ou sente-se numa poltrona.
Desconforto
-
1. Algum desconforto é normal após a cirurgia. Isso pode ser controlado, mas não eliminado, com os anti-inflamatórios e analgésicos que seu Cirurgião-Dentista prescreveu.
-
2. Tome o analgésico com um copo cheio de água ou com um pouco de alimento, se o medicamento lhe causar náuseas.
-
3. Não tome bebidas alcoólicas durante a terapêutica analgésica /anti-inflamatória /antibiótica.
-
4. Não tome nenhum outro medicamento para dor, inchaço ou limitação de abertura bucal, que não foi prescrito pelo Cirurgião-Dentista que fez a operação. Siga rigorosamente o que ele lhe prescreveu.
Higiene Oral
-
1. Não faça bochechos fortes nas primeiras 72 horas após a cirurgia. Após 72 horas o bochecho é necessário para higienização.
-
2. Escove os dentes suavemente.
-
3. Bocheche suavemente com antisséptico bucal a cada 12 horas por 1 minuto, iniciando 72h após a cirurgia durante toda a semana.
-
4. Mantenha sua cabeça elevada com vários travesseiros ou sente-se numa poltrona.
Dieta (Alimentação)
-
1. É importante ingerir abundância de líquidos (frios ou gelados) nos primeiros dias após a cirurgia, mas evite uso de canudo, pois pode causar hemorragias.
-
2. A alimentação deve ser líquida e pastosa fria nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Alimentos que podem ser mais confortáveis no primeiro dia são: sorvete, iogurte, leite, vitaminas, sucos, etc.
-
3. A medida que você melhorar a mastigação pode ser ingerido alimentos mais consistentes. Assim que seja possível, alimente-se normalmente.
Edema (Inchaço)
-
1. Edema após a cirurgia é uma reação normal do organismo. Ele atinge seu pico máximo cerca de 48 horas após a cirurgia e normalmente dura de 4 a 7 dias.
-
2. Aplique bolsa de gelo úmida na face sobre a área da cirurgia 20 com gelo 20 minutos sem gelo, nas primeiras 12 horas após a cirurgia. Isso ajuda a controlar o edema e traz maior conforto.(Proteger com pano para não sofrer lesão por congelamento).
-
3. 72 horas após a cirurgia, pode aplicar bolsa de calor sobre a superfície externa da cirurgia para acelerar a drenagem do edema na mesma proporção do gelo (20 minutos com calor e 20 minutos sem calor - cuidado para não queimar).
Equimose (Área da pele que fica roxa)
-
1. Podem ocorrer regiões arroxeadas na área da cirurgia. É uma resposta normal que ocorre em algumas pessoas e não é preocupante. Ela desaparece entre 7 e 14 dias.
Trismo (Dificuldade de abrir a boca)
-
1. Após a cirurgia pode ocorrer rigidez muscular e dificuldade para mastigar e abrir a boca (trismo). São reações normais que vão melhorar em 5 a 10 dias.
Repouso
-
1. Evite atividades intensas e exposição ao sol nas primeiras 24 horas após a cirurgia.
Suturas (Pontos)
-
1. Se houve suturas na área operada, há necessidade de removê-las em cerca de 7 a 15 dias.
Emergências
Telefone em caso de:
-
1. Desconforto excessivo que não é controlado mesmo tomando rigorosamente as medicações analgésicas prescritas.
-
2. Sangramento que não pode ser controlado apenas com o ato de morder a compressa de gaze.
-
3. Aumento do edema (inchaço) após o terceiro dia de cirurgia.
-
4. Febre acima de 38ºC.
-
5. Qualquer dúvida ou pergunta.
Telefone:
(49) 3222-1895